quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projecto Verde - Vamos todos proteger as florestas

Aqui neste texto vou demonstrar como é a vida de uma árvore por dentro numa carta a uma amiga sua:

Deves-te lembrar de mim, porque sou a árvore mais pequena da floresta. Esta floresta era muito bonita, mas, com o incêndio que aconteceu ficou muito feia e murcha. Os animais já não são os mesmos e nós, as árvores, já não somos tão alegres como éramos antigamente. Podíamos fazer cartazes a dizer para não deitarem lixo para o chão para a floresta não ficar poluída, para não fazerem fogueiras para não provocarem os incêndios e não cortarem as árvores, como nós, e as plantas, porque nós somos muito úteis para o fabrico do oxigénio. Esta floresta podia ser verde, cheia de vida e linda.

Cada vez mais destroem a floresta para construir edifícios, mas é preciso preservar a Natureza no que há de bom. As chuvas cada vez mais enriquecem os solos e daí a riqueza das florestas. As florestas quando estão “saudáveis” e verdes parecem alegres e sorridentes com o azul do céu. Mas para isso é preciso preservar as florestas. Também servem de habitat para os animais e para nós próprias. No Verão, as florestas são muito requisitadas devido aos piqueniques e por vezes vêm respirar os seus ares. Acho que os canais televisivos deviam de transmitir inúmeras vezes que se devia de respeitar a floresta e respectivos animais e plantas. Também podiam transmitir nas rádios mais conhecidas e desconhecidas músicas sobre o tema referido. Entretanto cada vez mais existem fábricas e transportes poluentes e às vezes sem necessidade de o fazer.

A história do incêndio que aconteceu, eu vi com os meus próprios olhos e ainda os tentei avisar mas eles não ouviram ou não quiseram ouvir e passo-te a contar como foi no meu ponto de vista. Foi um descuido de adultos que quando acabaram de fumar deitaram o cigarro para o chão e que deixaram os cigarros acesos e não tiveram o cuidado de verificar se estavam bem apagados e aos poucos começou a arder e eu sem poder fazer nada, fiquei muito triste ao ver esta tragédia mas alguém de bom coração resolveu e muito bem ligar aos bombeiros para vir tratar do assunto mas quando vieram já metade das árvores desta floresta estavam queimadas e eu que estava perto, por milagre de Deus, não sofri nenhuns danos graves. Quanto aos adultos que provocaram o incêndio fugiram com medo de que viesse a polícia. Os bombeiros estavam a ver-se “negros” para conseguir apagar o fogo devido a estar já muito intenso. As pessoas dos apartamentos à frente estavam todas em pânico com medo que acontecesse alguma coisa às suas residências e à floresta. Quando vi a floresta a salvo nem sabes o peso que saiu de mim, cheguei a pensar que ia morrer queimada, mas não sabemos se os homens que provocaram o incêndio aprenderam a lição ou não… Prontos, e contei-te tudo sobre o assunto, amiga, foi um grande susto, mas, pergunto-me ainda hoje… O que será que aconteceu aos homens que provocaram o incêndio?

2 comentários:

  1. Muito bem, Pedro. Jovens de consciência madura é do que país precisa!

    ResponderEliminar
  2. Dizes e muito bem que foi um descuido de Adultos. Dos adultos negligentes, que não cuidaram de limpar o mato que existia e dos adultos criminosos que não respeitaram a lei de não se fumar na floresta, sob pena de causar o caos que causou e que tanto te entristeceu...

    O que será que aconteceu aos homens que provocaram o incêndio, e aos outros que o consentiram?
    A resposta é simples. Como o crime foi em Portugal ficaram todos impunes e a rirem-se de todos nós.

    Abraço

    ResponderEliminar